
Fora do lugar comum, conheça restaurantes pitorescos em Campos do Jordão onde a paisagem faz parte do cardápio
Campos do Jordão é famosa pela natureza e também pela gastronomia, que proporciona uma verdadeira viagem por cozinhas de todo o mundo. Em vila Capivari, por exemplo, apenas alguns passos separam a Itália da França ou o Brasil da Suíça.
Engana-se quem pensa que o roteiro gastronômico da estância resume-se ao centrinho turístico. Existem várias opções mais afastadas que oferecem pratos especiais e uma paisagem indescritível como acompanhamento.
Convidamos você a conhecer quatro restaurantes cujas delícias dão água na boca, e os cenários pitorescos onde estão localizados enchem os olhos dos visitantes.
Restaurante Prato da Floresta
Quem visita o Horto Florestal de Campos do Jordão tem a chance de contemplar a exuberante natureza do local degustando o que há de melhor da culinária regional. Uma gastronomia simples que convida os frequentadores do parque a experimentar um autêntico PF, só que bem diferente do prato feito tradicional. Essa é a proposta do restaurante Prato da Floresta.
Isso mesmo! O nome é uma alusão ao PF, que certamente todo mundo já comeu um dia nos grandes centros urbanos. Uma refeição rápida para quem não tem tempo a perder. O diferencial está no ambiente. Em Campos do Jordão, o prato feito é servido dentro da maior reserva de Araucárias do Estado de São Paulo.
O PF no caso, é servido na verdade no buffet e depois do almoço, ninguém resiste à sombra das Araucárias para descansar enquanto faz a digestão.
Alto da Brasa
Não é um restaurante comum. O Alto da Brasa se diferencia pelo cardápio cervejeiro, que oferece pratos que se completam com a Cerveja Campos do Jordão.
As receitas foram criteriosamente pensadas para harmonizar com cada um dos rótulos da marca. Em algumas, a própria cerveja entrou como ingrediente. Em outras, a degustação da bebida dá o toque de mestre no sabor de massas e assados. É irresistível!
Estação Toriba
Um vagão de 1920, construído na antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a partir de um projeto inglês do início do século passado, vindo de Sorocaba em uma operação que envolveu quatro guindastes, abriga a Estação Toriba. Inspirado nos antigos vagões restaurante, mesas de mármore branco com pés de ferro fundido, piso de madeira, luminárias e uma coleção de cartões postais de época compõem o décor do lugar.
Café Terraço Restaurante e Pizzaria
Imagine degustar saborosos pratos às margens de um belíssimo lago cercado por muito verde em um local de beleza rara. No Café Terraço Restaurante e Pizzaria é possível viver esta experiência.
O chalé foi construído na década de 1950 pela família Caravelas, mas logo acabou arrendado por uma sociedade que tentou implantar em Campos do Jordão um country clube. Palco de vários encontros estudantis, o espaço hoje é comandado pelo chef Augusto Berthoud.
Durante a semana são servidas pizzas gourmets feitas no forno a lenha com massa especial e recheios sempre frescos. Os temperos são colhidos na horta do restaurante. Aos sábados e domingos a dica é experimentar o almoço no estilo bistrô, com opções gastronômicas irresistíveis, como a tradicional feijoada. No salão da lareira, a vista para o lago é indescritível. Há também um playground com brinquedos para as crianças.
O Café Terraço Restaurante e Pizzaria fica na Rua Engenheiro Gustavo Kaiser, número 855, na vila Natal. Esse bairro é pertinho de vila Jaguaribe. Aberto para o almoço aos finais de semana e feriados, das 12h às 16h. Para o jantar fica aberto de terça a domingo e feriados, das 19h às 23h50.
Bonanza Grill
Localizado a uma altitude de 1.633m, um dos pontos mais altos da Serra, a vista panorâmica do Bonanza Grill é um atrativo a parte e imperdível, tornando-o um hot spot inesquecível para casais, famílias ou mesmo para encontros de negócios.
A nova administração agrega ao Bonanza Grill a essência do Hotel Toriba que, com quase 80 anos de excelência, é um dos mais aclamados de Campos do Jordão, por ter um serviço excepcional e uma gastronomia múltipla e impecável, que segue alguns preceitos, como o da valorização dos produtores locais e cultivo de horta orgânica.
Restaurante Tainakan
Quem visita o Tarundu vive um dia inesquecível. Afinal, são mais de 33 atividades de lazer e entretenimento em contato direto com a natureza. Tem até voo de balão! Tudo isso emoldurado por florestas de Araucárias, que emprestam suas copas para percursos de arvorismo, incluindo uma tirolesa a 50 metros de altura!
Para receber essa dose de adrenalina é preciso carregar as baterias. Dentro do complexo existe o restaurante Tainakan que oferece gastronomia igualmente inesquecível. O cardápio baseia-se na cozinha mediterrânea, com saladas, peixes, grelhados e massas.
Aos finais de semana, feriados e durante a temporada o Tainakan oferece ainda um dos mais completos buffets da montanha magnífica.
O espaço conta com uma decoração rústica em meio a um cenário paradisíaco, a 1700 metros de altitude. Une Gastronomia e diversão com o charme da serra da Mantiqueira.
O restaurante Tainakan Fica aberto diariamente, das 09h30 às 18h. Aos sábados, o horário é estendido até as 20h.
Rancho da Cilia
No caminho para o Horto Florestal existe um pedacinho de Minas Gerais. Há mais de 20 anos o Rancho da Cilia oferece em Campos do Jordão o sabor e as peculiaridades da culinária mineira. Todas as receitas seguem à risca a tradição e conquistam paladares de turistas e jordanenses.
Dona Cilia, proprietária do restaurante, está sempre presente e adora conversar com os clientes. Sua especialidade é o leitão à pururuca, uma delícia servida com arroz, couve, tutu de feijão, torresmo e salada. Outro prato que faz muito sucesso entre os frequentadores é o lagarto recheado com calabresa. Para o acompanhamento são servidos farofa, legumes, arroz, feijão, repolho refogado e salada. E não tem miséria! Todos os pratos são para três pessoas.
Claro que os famosos doces caseiros de Minas não podem faltar. O Rancho da Cilia conta com goiabada cascão, doce de abóbora e outras tentações que compõem o buffet de sobremesas. Tudo isso ao som dos pássaros silvestres que habitam as florestas de Araucárias existentes no lugar. E se você tiver sorte pode almoçar com a companhia de esquilos, que adoram se exibir. O Rancho da Cilia fica na Avenida Pedro Paulo, 2011, no bairro Lagoinha. Aberto de terca a domingo, das 11h às 17h.
Mais que opções gastronômicas, os seis restaurantes que indicamos para você conhecer neste texto são verdadeiros pontos turísticos de Campos do Jordão. Por isso, de janeiro a janeiro, a estância é o melhor destino para os amantes da boa gastronomia.
Veja Mais
Hard Rock Hotel anuncia unidades em Campos do Jordão e Jericoacoara
A Hard Rock Hotel, marca mundialmente famosa, pretende inaugurar oito unidades em cidades do Brasil até 2028. A companhia, que já tinha anunciado projetos para destinos como São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Ilha de Sol (PR), Foz do Iguaçu (PR), Natal (RN) e Recife (PE), adicionou dois novos municípios à lista: Campos do Jordão (SP) e a badalada Jericoacoara (CE).
Hard Rock Hotel: novas unidades no Brasil
Os projetos de São Paulo e Fortaleza já estão em construção, assim como a primeira fase da Ilha de Sol, prevista para 2022. As unidades de Recife e Natal devem ser entregues em 2024. Já a de Foz de Iguaçu foi antecipada para 2025.
A previsão é a de que os hotéis de Campos do Jordão e Jericoacoara fiquem prontos em 2027 e 2028, respectivamente.
Com a tradicional decoração vibrante da rede, que traz uma série de elementos culturais relacionados ao mundo da música, as novas unidades brasileiras vão trabalhar com o programa The Sound of Your Stay, uma oferta que coloca os hóspedes no ritmo com um toca-discos Crosley no quarto, uma guitarra Fender mediante solicitação e a escolha de listas de reprodução cuidadosamente selecionadas para que os convidados via streaming ou download. Além disso, as propriedades terão lojas oficiais e spa.
Veja Mais
Primeira pousada zero carbono do Brasil fica em Campos do Jordão
Sustentabilidade é o lema na Pousada Alto da Boa Vista
A cada dia que se passa observamos os efeitos de nossas ações no meio ambiente, por isso é importante analisar e aderir cada vez mais hábitos sustentáveis que diminuam os impactos na natureza. Com esse propósito a Pousada Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão, tem adotado medidas conscientes que vão desde o desde sua construção até o descarte de lixo.
Fundada no ano 2000 a pousada foi construída com madeira 100% certificada e se preocupa em diminuir o impacto ambiental em todos os seus procedimentos e ações. Uma das medidas é a utilização de um sistema de captação de energia solar que alimenta dois terços do consumo total da pousada.
“Quando eu decidi largar a loucura do mundo corporativo, eu queria que as pessoas pudessem viver uma experiência diferenciada nesse paraíso no meio das montanhas. Precisamos usufruir de toda essa beleza que a natureza nos proporciona, mas devemos fazer a nossa parte e tomar e colaborar com a preservação desse lugar tão maravilhoso”, afirma o chef Bernard Contipeli fundador da Pousada Alto da Boa Vista.
Localizada há quase 2 horas de São Paulo, a pousada utiliza um sistema de compostagem onde todo lixo orgânico é transformado em adubo. Esse material depois é usado para a fertilização da horta que alimenta os hóspedes. Além disso, o sistema de aquecimento de água dispõe de uma tecnologia híbrida de gás e energia solar.
“Em 2009 recebemos o Selo IDES (Índice de Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável) de primeira pousada zero carbono do Brasil. Esse certificado nos inspirou a seguir em frente e dedicar cada vez mais ações para essa causa tão importante”, finaliza o Bernard.
Sobre a Pousada Alto da Boa Vista
Concebida para proporcionar experiências de bem-estar, lazer, diversão e relaxamento, a Pousada Alto da Boa Vista oferece uma excelente estrutura para os hóspedes, foi considerada a primeira pousada ecologicamente sustentável do Brasil pela ONG Instituto Águas do Prata (IAP), que concedeu o selo IDES – Índice de Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável, e ganhadora do Tripadvisor Travellers’ Choice 2018 e 2020.
www.pousadaaltodaboavista.com.br
Instagram: @pousada_altodaboavista
Facebook: @AltodaBoaVista
Endereço: Rua das Hortências, 605 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão.
Telefones: (12) 9 9660-3393/ (11) 98205-2510 / (12) 9 9660-3386
Ristorante Il Cuore di Pontremoli
Endereço: Rua das Hortências, 605 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão.
Telefone: (12) 9.9794-1213 somente com reservas no horário das 13h às 21h (Terça a Domingo)
www.restaurantepontremoli.com.br
Instagram: @ilcuoredipontremoli
Facebook: @ilcuorediprontemoli
Veja Mais
Poesia e música clássica na programação on-line do Museu e Auditório de Campos do Jordão
Com o objetivo de ampliar a oferta cultural e proporcionar a vivência da troca de conhecimentos e entretenimento, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, de Campos do Jordão, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, promovem ações periódicas relacionadas aos temas de atuação das instituições.
Nesta semana, poesia e música clássica são destaques das atividades virtuais que acontecem no site e redes sociais.
Em comemoração ao Dia do Poeta, terça-feira (20), Museu e Auditório convidam as crianças para participarem de um divertido sarau com recitação de poemas promovendo a literatura e o incentivo à leitura na infância.
Na quinta-feira (22), a ação todos no Museu: Brincando com as músicas clássicasensinará mais sobre o gênero musical de forma divertida. A educadora Roseli Lemes preparou uma série de brincadeiras e cada faixa traz uma atividade diferente. O objetivo é integrar a música erudita ao universo infantil e proporcionar um acesso de forma lúdica.
Mantendo a tradição, dia 25, o Domingo Musical apresenta mais um talento. O Tenor Danilo Garrão, da Ópera Studio do Vale, exibe um concerto harmonioso e repleto de canções emocionantes. A Ópera Studio do Vale é um projeto social que proporciona aos estudantes de canto lírico a oportunidade de atuar em óperas e concertos, é dirigida pela mezzo-soprano e professora Mere Oliveira.
A participação nas atividades é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Todos os conteúdos são veiculados nas redes sociais pelo perfil @museufelicialeirner e, também, no site.
Veja Mais
Museu Felícia Leirner e auditório Claudio Santoro de Campos do Jordão têm programação online
Toda a programação é gratuita e pode ser acessada pelo site do museu. Entre as atividades oferecidas, estão oficinas, bate-papo, ação para pessoas com deficiências visuais, apresentação musical, além de um tour virtual pelo museu.
Fechados ao público desde o início da pandemia, o Museu Felícia Leirner e o auditório Claudio Santoro de Campos do Jordão estão com programação cultural online para o público desde o começo de agosto.
Entre as atividades oferecidas, estão oficinas, bate-papo, ação para pessoas com deficiências visuais, apresentação musical, além de um tour virtual pelo museu.
O projeto ‘Cultura em Casa, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, vai até a próxima segunda-feira (31). Já a visita online segue disponível, pelo site do museu.
As atividades e programação completa do projeto, pode ser conferida no site. Todas as atrações são gratuitas.
Veja Mais
Festival de Inverno de Campos do Jordão será realizado entre 2 e 31 de janeiro de 2021
O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que vai para a sua 51ª edição, será realizado entre os dias 2 e 31 de janeiro de 2021. O anúncio foi divulgado na manhã desta quinta-feira pelo secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento que tradicionalmente ocorre no meio do ano não será mais realizado neste mês de julho.
Ainda durante a coletiva, o secretário de Cultura anunciou também a 52ª edição do Festival, que será realizada também em 2021, entre 26 de junho e 1º de agosto. “Teremos dois Festivais de Inverno no ano que vem”, disse Leitão.
“O evento manterá o nome, afinal de contas, é algo excepcional e será basicamente um festival de verão,que manterá as suas características”, afirmou o secretário durante entrevista coletiva nesta manhã, que tem também a participação do prefeito de Campos, Fred Guidoni.
“Para cada R$ 1 investido, foram R$ 16,7 revertidos para a economia, o que demonstra a importância do Festival de Campos, não apenas para a difusão da música clássica, mas também a questão econômica. Isso é um emblema do que significa o investimento em cultura”, ressalta Leitão.
O secretário também anunciou que entre os dias 17 de julho e 2 de agosto vai acontecer o Festival de Campos de Campos do Jordão em casa, transmitido online, pela TV Cultura, Rádio Cultura FM e também pelo canal da Cultura no YouTube.
Atualmente, a cidade da Serra da Mantiqueira está na fase laranja (fase) da flexibilização da quarentena, onde o comércio funciona com bastante restrição. Atualmente, Campos do Jordão tem quatro mortes confirmadas pela Covid-19 e 256 casos confirmados — 50 deles na última semana.
EVENTOS.
De acordo com a Secretaria de Cultura, serão sete palcos, 110 concertos e 80% dos eventos de forma gratuita aos turistas. Estão confirmados para o Festival de Inverno em janeiro shows de Erasmo Carlos, João Donato, Marcos Vale, MPB4, Diogo Nogueira e Roberta Sá.
Veja Mais
Onde comer em Campos do Jordão
Comer bem em Campos do Jordão é tarefa fácil. A cidade oferece vários restaurantes estrelados, com diversas especialidades, dos mais sofisticados aos mais descontraídos.
A culinária de Campos é marcada pelos elementos típicos da região serrana. Por lá fazem muito sucesso o fondue de queijos, carnes ou chocolate, as trutas em seus mais variados molhos e os pratos à base de pinhão – que é usado em entradas, saladas, pratos principais e até sobremesas.
A descendência europeia também é sentida em diversos restaurantes, com especial atenção à culinária alemã, bem representada por restaurantes como o Baden Baden e o Harry Pisek, um dos melhores do país no gênero.
Para economizar
Como dissemos, comer bem em Campos do Jordão é fácil. Agora, comer bem sem pagar muito é uma tarefa mais difícil, pois não é uma cidade barata. Se você não for paulistano e não estiver habituado aos preços dos melhores restaurantes da capital, pode ter certeza de que vai estranhar a conta, que passa facilmente dos três dígitos para duas pessoas.
Mas nem por isso você precisa estourar o limite do cartão de crédito durante sua estada na cidade, já que ela oferece várias opções mais econômicas. A dupla baixo custo que todos conhecem bem são o Pastelão do Maluf e a Pizza ao Quadrado, que tem duas lanchonetes na área central do Capivari – uma delas no Boulevard Geneve. Há, ainda, outras opções, como uma lanchonete Bob’s no quarteirão da Mercearia Campos e o famoso Manati Grill, um bandejão bacana na rua Marcondes Machado, a uma quadra da praça principal.
Durante o dia, a tarefa de comer bem e gastar pouco é facilitada pelos menus turísticos. A maioria dos restaurantes bacanas já aderiu ao menu promocional, que permite uma boa refeição com preços que vão de R$ 19 a R$ 39 por pessoa. Para economizar de verdade, a melhor dica é sair do Capivari e escolher entre as diversas opções na Abernéssia ou no Jaguaribe. Lá sim é possível encontrar uma Campos do Jordão para agradar qualquer muquirana de plantão.
Se dinheiro não for problema…
Pode gastar um pouquinho mais? Talvez seja uma data especial? Nesse caso, prepare-se, pois vai ser difícil escolher entre as dezenas de resataurantes ótimos que Campos oferece aos visitantes. Há de tudo um pouco: italianos, espanhóis, portugueses, suíços, alemães…
A onda do momento são os argentinos, liderados pelo Churrasco ao Vivo e pelo Libertango. O sucesso do corte dos hermanos é tanto que vários restaurantes oferecem o bife de chorizo ou ancho.
O fondue é outro que você encontrará em qualquer restaurante, dos mais simples aos mais sofisticados. Um dos melhores você encontra no Só Queijo, um dos mais baratos no Krokodillo’s. Entre eles, uma imensa variedade de preços, ingredientes e sabores para todos os gostos.
Listamos algumas opções de restaurantes em Campos, mas qualquer lista sobre a culinária da cidade será sempre terrivelmente incompleta. Portanto, convidamos você a indicar o mais novo restaurante que descobriu na cidade ou mesmo aquele que é seu ponto de parada obrigatório há anos!
Veja Mais
Pontos turísticos de Campos do Jordão
Campos do Jordão tem muitas atrações imperdíveis, como visitas ao Palácio Boa Vista e ao Museu Felícia Lerner. No primeiro pode-se contemplar obras de arte de alguns dos principais artistas brasileiros; no segundo, um raro museu a céu aberto, com uma vista de tirar o fôlego da Pedra do Baú. E o melhor: tudo de graça!
Ali perto, o Mosteiro Beneditino de São João é parada obrigatória, seja para contemplar os belos jardins ou para apreciar o canto gregoriano. Outra visita interessante pode ser feita no Museu Casa da Xilogravura, que retrata a arte de imprimir com tipos de madeira.
Chegamos, por fim, ao Capivari – coração turístico de Campos do Jordão -, onde estão as melhores lojas e restaurantes. A praça Benedito Calixto, o Boulevard Geneve e a igreja de São Benedito não podem faltar em qualquer roteiro.
Ali ao lado, não deixe de dar um pulo na estação ferroviária, que, além de vários passeios, oferece lago e centro de artesanato. Dali também sai o teleférico para o Morro do Elefante. Passando pelo portão, na avenida Emílio Lang, chegamos à parte mais “popular” de Campos, próximo aos estacionamentos de ônibus e com restaurantes e lojas mais baratas do Capivari.
Quer fazer o roteiro clássico e popular de atrações gratuitas? Pegue um trenzinho para a Vila Inglesa, com direito a guia para mostrar as casas de Roberto Carlos e outros artistas. Em seguida, siga para o Pico do Itapeva, para a tradicional foto das alturas. Na volta, uma parada estratégica no lago e outra na Ducha de Prata, com direito a visita ao comércio popular e a suas não menos tradicionais casinhas de pássaros.
Veja Mais
Campos do Jordão tem 1º Festival Paulista de Cervejas Especiais no Parque Capivari.
Evento acontece de 14 a 17 de novembro .
O Festival Paulista de Cervejas Especiais será realizado entre os dias 14 e 17 de novembro, no Parque Capivari em Campos do Jordão. Diversas cervejarias do estado se encontram no complexo de entretenimento mais famoso da cidade para trazer aos visitantes uma experiência cervejeira inédita.
Com uma localização privilegiada, no centro turístico de Campos do Jordão, o Parque Capivari será tomado por tendas e beer trucks de diversas cidades do estado de São Paulo, que apresentam aos visitantes rótulos consagrados para serem degustados no ameno clima da Serra da Mantiqueira.
Nesta primeira edição, o Festival Paulista de Cervejas Especiais oferecerá uma seleção imperdível de dezenas de cervejarias. Com o objetivo de proporcionar uma experiência completa, o Festival traz também opções de alimentação para acompanhar os rótulos exclusivos, algumas feitas à base da própria protagonista do evento.
Para facilitar sua imersão pelas cervejarias, haverá um caixa único para compra dos tickets que poderão ser trocados nos Stands, no local serão aceitos pagamentos em dinheiro, cartão de débito e crédito. Haverá também venda de souvenirs como camisetas, bonés e copos do festival para você levar um pouco dessa experiência para casa, além de garantir presença com estilo na próxima edição.
Entre as cervejarias que estarão presentes no evento estão: Colorado, Dama Bier, Araukarien, Perro Libre, Madalena, St. Patrick’s, Campos do Jordão, entre outras. Além da experiência de conhecer os sabores cervejeiros de todo o estado, o Festival contará também com diversas atrações musicais, palestras e competições que estarão acontecendo durante os quatro dias de evento.
O Parque Capivari fica na avenida Emílio Ribas, s/n, na Vila Capivari, região central de Campos do Jordão.
Veja Mais
5 ª Edição do Festival Curta de Campos do Jordão acontece em outubro.
Evento será realizado de 16 a 20 de outubro, no Espaço Cultural Dr. Além .
Em 15 de outubro, o Espaço Cultural Dr. Além realiza a abertura da quinta edição do Festival Curta Campos do Jordão com a exibição do documentário ‘Inezita’, de Hélio Goldsztejn.
No evento haverá uma roda de violas comandada pela consagrada dupla de violeiros jordanenses Rafael Viola e Dinelson.H
Durante o período de realização do Festival, no Espaço Cultural acontecerão duas Oficinas abertas a todos os interessados. A primeira delas, ministrada pela cineasta Naná Prudêncio, proprietária da Zalika Produções, chamada “Cinema de Bolso” e a outra sobre Visagismo e Figurinos para o Cinema, ministrada pela figurinista Sônia Ushiyama.
Como forma de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de preservação das matas nativas do Brasil, durante as três primeiras sessões competitivas do Festival, os espectadores receberão mudas de árvores originárias da Região da Mantiqueira, para que sejam plantadas durante um ato simbólico que acontecerá no dia 19/10 às 12 horas, no Parque da Lagoinha.
De 16 a 20 de outubro, no Espaço Cultural Dr. Além, acontecerão as cinco sessões em que serão exibidos para avaliação do público e do júri especialmente convidado para esse fim, os curtas selecionados pela equipe de Curadoria do Festival, com vistas à eleição das obras que receberão o troféu Araucária de Cinema, como os melhores nas categorias: Animação, Documentário, Ficção e Experimental, além da nomeação, pelo público, do Melhor Curta Local de 2019.
Durante o período de 45 minutos em que o Júri estará reunido para decidir quais serão os filmes vencedores, e a equipe de produção estiver ocupada com a contabilização dos votos populares, no telão do Cinema, o público assistirá à exibição dos curtas realizados pelos participantes das Oficinas de Cinema do 5º FCCJ.
O Festival Curta Campos do Jordão é realizado pela Associação Cultural Cineclube Araucária em parceria com a Prefeitura de Campos do Jordão através da Secretaria Municipal de Valorização da Cultura, e o Convention & Visitors Bureau de Campos do Jordão e Região.
Veja Mais